Como fazer seu passaporte em 3 passos

Dicas para fazer seu passaporteVocê sempre sonhou em viajar para os Estados Unidos mas nunca tirou este sonho do papel? Que tal começar agora? Mesmo que você não tenha a grana ou a data para viajar. Um sonho, um plano, uma viagem, começa a se concretizar quando você dá o primeiro passo.

Se o seu sonho é viajar para os Estados Unidos, o primeiro passo, antes de mais de mais nada, é providenciar seu passaporte. Parece um bicho de sete cabeças, mas na verdade é simples. Siga estes três passos e comece a planejar ainda hoje sua primeira viagem internacional!

1. Providencie todos os documentos que você vai precisar:

Mulheres:
• RG (ou outro documento oficial de identificação confira a lista aqui no item 1.1)
• Titulo de eleitor e canhoto de votação da última eleição (ambos os turnos). Se você não tem ou perdeu, solicite aqui neste link do Tribunal Superior Eleitoral uma declaração de que você está em dia com as suas obrigações eleitorais.
• CPF

Homens:
• RG (ou outro documento oficial de identificação confira a lista aqui no item 1.1)
• Titulo de eleitor e canhoto de votação da última eleição (ambos os turnos). Se você não tem ou perdeu, solicite aqui neste link do Tribunal Superior Eleitoral uma declaração de que você está em dia com as suas obrigações eleitorais.
• CPF.
• Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório (para homens entre 19 e 45 anos. A idade vale do dia 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até o dia 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos).

Crianças:
Maiores de 12 anos deve apresentar RG. Menores de 12 anos podem apresentar a certidão de nascimento atualizada com as devidas averbações/anotações, em original. Os pais devem levar seus documentos (RG, CPF e outros solicitados);

Para solicitar passaporte para menores de 18 anos é necessário que ambos os pais estejam presentes. Caso um dos pais não possa comparecer, é necessário preencher um formulário de autorização disponível aqui neste link do site da Polícia Federal.  ATENÇÃO, pois existem TRÊS modelos diferentes de autorização: um é apenas para poder fazer o passaporte. Os dois outros além de autorizar um dos genitores a expedir o passaporte sem a presença do outro, ainda autoriza a viagem internacional da criança com apenas um dos pais. A diferença entre estas duas autorizações é que uma delas  é fixada no passaporte (sem necessidade de refazê-la toda vez que a criança for viajar) e a outra requer nova autorização para cada viagem. Recomendo que leia com muita atenção, aqui neste link, todas as regras para emissão de passaporte e viagem internacional com crianças.

2. Preencha a solicitação online

Entre neste link aqui e preencha o formulário de solicitação de expedição do passaporte. Se tiver dúvidas ou dificuldades ligue para o 194. Ao preencher este formulário, uma guia (um boleto) de recolhimento chamada GRU será gerada. Você precisar efetuar o pagamento dentro da data do vencimento e levar o comprovante de pagamento com você na Polícia Federal.

3. Vá até um Posto da polícia Federal

Tendo realizado com sucesso o passo 1 e 2, agora você deverá ir até a Polícia Federal, onde você será fotografado e terá suas impressões digitais colhidas e arquivadas. Primeiro de tudo verifique aqui neste link do site da Polícia Federal, se você precisará agendar seu atendimento. Se precisar, faça o agendamento e compareça na data marcada, levando com você todos os documentos listados no item 1, mais o comprovante de pagamento da GRU (boleto) mencionado no item 2. Se não houver necessidade de agendamento, você será instruído onde comparecer. Após todos os trâmites na Polícia Federal, você deverá receber um protocolo para a retirada do passaporte (que deve ser feita pessoalmente). Aí é só aguardar até a data informada e voltar na Polícia Federal para retirar seu documento que deverá estar prontinho, esperando por você e por muitos carimbos de viagens!

As dicas acima são referentes ao processo de expedição do primeiro passaporte para cidadãos brasileiros nascidos no Brasil. Cidadãos naturalizados, devem conferir a lista de documentos necessários aqui neste link.

Anúncios